Acordo por 180 dias de licença maternidade é assinado na Kostal
Empresa é a sexta a entrar na campanha ´Da licença, queremos 180´
Rebeca, Nicolas, Gustavo, Nathalia e mais um bebê ainda sem nome. Os cinco terão todo o cuidado necessário nos primeiros seis meses de vida. As mães deles, trabalhadoras na Kostal, acabam de conquistar 180 dias de licença maternidade.
A autopeças em São Bernardo é a sexta empresa da base que aderiu à campanha do Sindicato “Da licença, queremos 180”, que estende para seis meses o período de licença maternidade. As outras empresa foram Uniforja, Toledo, SMS, Itaesbra e Rolls-Royce.
A importância da conquista na Kostal é reforçada pelo fato de serem mulheres 75% das cerca de 1.100 pessoas que trabalham na fábrica. “Não é uma conquista só nossa, é também para o futuro”, comemora a operadora de produção Edvane Terezinha da Luz, uma das beneficiadas.
Luta
“Quem ganha não é só a mãe, mas toda a sociedade”, disse Simone Vieira, coordenadora da Comissão da Mulher Metalúrgica do Sindicato. Ela destacou a importância do 2º Congresso das Mulheres Metalúrgicas, realizado no final de março, para a participação de todas as trabalhadoras da categoria nessa luta.
Para o presidente do Sindicato, Sérgio Nobre, o trabalho do CSE foi fundamental para a costura do acordo. “O sindicato trabalha para melhorar a vida dos trabalhadores e é importante que as empresas entendam isso”, completou.
Os dois estavam acompanhados por Moisés Selerges, coordenador de São Bernardo, José Eustáquio – o Fumaça, Fúlvio Menegoni e Manoel Francisco, membros do CSE, integrantes da Cipa e diretores da empresa na assinatura do acordo.
Mamães
As companheiras na Kostal já escolheram os nomes dos futuros bebês. Rebeca foi a escolha de Shirlei de Souza Oliveira, grávida de oito meses. Cibele do Nascimento Costa, também no oitavo mês, está esperando Nicolas. Agda Reis Lima, de sete meses, aguarda Gustavo. Todas são operadoras de produção. Aline Nikolajuni, que trabalha no RH, com seis meses de gravidez, espera Nathalia. Edvane está grávida de dois meses, mas ainda não sabe se é menino ou menina.