Acordo que ampliou a base é lembrado em seminário

Fotos: Adonis Guerra

Durante o Semi­nário de Planeja­mento dos repre­sentantes dos CSEs em Ri­beirão Pires e Rio Grande da Serra, o presidente do Sindicato, Wagner Santana, o Wagnão, relembrou o acordo que criou a Regio­nal e ampliou a base dos Metalúrgicos do ABC.

“No mês que vem com­pletaremos 10 anos da as­sinatura do acordo, que in­cluiu os trabalhadores em Ribeirão e Rio Grande na base do Sindicato”, afirmou.

“Este acordo foi possível pelo diálogo, após uma luta judicial que se arras­tava por mais de dez anos”, contou o presidente.

Segundo Wagnão, foi um período muito difícil para a representação sin­dical, o que prejudicava muito a defesa dos traba­lhadores.

“A disputa que tínhamos com o Sindicato dos Me­talúrgicos de Santo André e Mauá fazia com que os trabalhadores ora partici­passem de assembleia com eles, ora com os Metalúr­gicos do ABC. Isso era muito confuso na cabeça da companheirada”, avaliou Wagnão.

Para o coordenador da Regional de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra e CSE na Dura Automotive, Marcos Paulo Lourenço, o Marquinhos, a troca dessa experiência entre os repre­sentantes fortalece o traba­lho no chão de fábrica.

“Conhecer a nossa his­tória, poder pensar sobre ela e compartilhar nossas dificuldades e sonhos é fundamental para cons­truirmos o nosso caminho”, destacou.

“Essa reflexão, que fize­mos durante o Seminário do Sindicato, nos capacita para enfrentarmos os ata­ques que a classe traba­lhadora vem sofrendo, de retirada de direitos com as reformas Trabalhista e da Previdência e a Tercei­rização”, completou Mar­quinhos.

O encontro aconteceu em Cajamar, nos dias 4, 5 e 6 de setembro, foi promovi­do pelo Departamento de Formação do Sindicato e contou com a participação de 23 pessoas, entre inte­grantes dos CSEs, cipeiros e militantes.

Da Redação.