Acordo: Segurança a 120 mil trabalhadores
Na última sexta-feira, um encontro reuniu empresários da região para a divulgação do acordo coletivo de prensas e similares, galvano-plastia e injetoras. A Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM), o Sindicato e outras entidades de trabalhadores fecharam acordo que garante a melhoria das condições de trabalho e saúde dos companheiros que lidam com estes tipos de equipamentos.
O diretor do Sindicato, José Vitório Cordeiro Filho, o Zezinho, que participou das negociações com sindicatos patronais e a DRT (Delegacia Regional do Trabalho) por mais de um ano, disse ontem que 120 mil trabalhadores serão beneficiados pelo acordo no Estado, sendo milhares na região.
“Três acidentes por dia com perdas de membros ocorrem nestes equipamentos. O total é maior”, afirmou Zezinho. “As empresas terão até novembro de 2004 para promover mudanças”, frisou.
Isto significa colocar proteção nas máquinas e qualificar os trabalhadores para operar os equipamentos. Caberá às CIPAs fiscalizar a obediência ao acordo e denunciar quando ele não for cumprido.