Acordos e mobilizações

O pessoal na Ifer, em Diadema, ficou de braços cruzados entre 6h e 10h de ontem contra a postura da empresa, que não começou a negociar a PLR. Os trabalhadores também criticam a suspensão da cesta básica, há quatro meses, e o não pagamento da segunda parcela de PLR de 2008, que deveria ter acontecido em março.
Outra empresa de Diadema na qual os trabalhadores iniciaram mobilização foi na Transtechnology.
Eles protocolaram ontem o aviso de greve aprovado terça-feira. Depois da aprovação, a empresa impediu que os trabalhadores do turno da tarde voltassem ao trabalho.

Acordos
Por unanimidade, os trabalhadores na Federal Mogul, em Diadema, aprovaram ontem acordo de PLR. Na sexta-feira, eles haviam rejeitado proposta da empresa por causa do baixo valor, e reiniciaram as negociações na segunda-feira.
A nova proposta melhorou o valor mínimo deste ano, atendendo às expectativas dos metalúrgicos. Outro avanço foi a garantia do valor integral ao pessoal afastado por doença ocupacional e por acidente do trabalho. “Até o ano passado esse pessoal recebia, no máximo, metade do valor atingido”, disse Sérgio de Lima Pereira, do CSE.

Mais um
Na Poliron, os companheiros aprovaram a proposta que prevê pagamentos em 5 de setembro e em março de 2010. Claudionor Viera, diretor do Sindicato, disse que a mobilização da companheirada foi fundamental.
“Todos estão de parabéns, pois se uniram e conquistaram um bom acordo”, afirmou.