Adoecimento e trabalho imaterial
O trabalho vem se deslocando gradualmente da atividade industrial para o ramo de serviços, e isso tem provocado mudanças. Na produção material, o resultado do trabalho é palpável, na forma de produtos, já na atividade de produção imaterial nem sempre se consegue avaliar objetivamente o resultado do trabalho. Nessa situação em que o trabalho árduo nem sempre significa que algo tenha sido produzido, surge um novo paradigma de avaliação de desempenho e uma competição desenfreada pela sobrevivência num ambiente de alta subjetividade. A conseqüência lógica disso tudo é uma enorme carga de estresse e adoecimento.
Muito esforço, pouco resultado
Estamos falando de atividades como vendas de serviços na área de tecnologia da informação, serviços de segurança, turismo, investimentos no mercado financeiro e, até mesmo, em áreas presentes nas nossas empresas metalúrgicas como pós venda, satisfação do cliente, propaganda e marketing, gestão da qualidade, da logística, administração financeira e muitos outros.
São os chamados trabalhadores de áreas técnicas e administrativas, que se sujeitam cada vez mais a novos critérios de avaliação de desempenho do seu trabalho, cujos resultados não têm relação direta com o esforço empregado, com a carga horária de trabalho e tampouco com a qualificação disponibilizada. É só imaginar a quantidade de insegurança, de estresse e de insatisfação de um trabalhador que depois de um dia inteiro ao telefone em contato com dezenas de potenciais clientes não conseguiu realizar nenhuma venda.
Campeão do momento
É essa nova realidade do mundo do trabalho que t em trazido os novos desafios da saúde ocupacional, que são o adoecimento psíquico e suas gravíssimas conseqüências laborais e sociais. Infelizmente, as organizações, na sua grande maioria, ainda não atentaram para esse grave problema causado pelos sistemas de gestão cada vez mais competitivos, baseados na motivação pelo estresse e nas metas agressivas, que são verdadeiros obstáculos que selecionam os campeões do momento até que surjam novos e mais aptos competidores.