Afonso, Julinho e Sadao para sempre

A Prefeitura de São Bernardo deu o nome de Afonso Monteiro da Cruz, Julinho de Grammont e Sadao Higuchi a três escolas municipais. Conheça um pouco desses três importantes atores da história do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

O prefeito Luiz Marinho sancionou três leis municipais, derivadas de projetos do próprio Executivo. Afonso Monteiro da Cruz (Salgueiro, PE, 7-5-1936 – São Bernardo 15-1-1990) veio para o Grande ABC em 1952. Foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo (1967 a 1969) e da Junta Governativa que dirigiu o mesmo sindicato em 1980, quando deu posse à diretoria de Jair Meneguelli, contrariando o regime militar.

O nome de Afonso foi dado à escola do Jardim Nossa Senhora de Fátima, localizada na Rua Valdomiro Luiz.

Sadao Higuchi (Tibiriçá, Bauru, SP 2-1-1947 – Bragança Paulista, SP 13-6-1998). Veio menino para São Bernardo e ajudou os pais na granja da família, que ficava na Vila Santa Terezinha. Trabalhou no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema entre 1973 e a data do seu falecimento. Chegou ao posto de administrador da entidade.

Seu nome foi dado à Escola Municipal da Rua Cabral da Câmara, 300, no Bairro Planalto.

Demerval Júlio de Grammont (Botucatu, SP, 14-4-1952 – São Bernardo, 26-11-1998) Jornalista. Atuou na imprensa paulista (TV e jornais). Destacou-se como um dos fundadores do ABCD Jornal, veículo alternativo que assumiu o papel da Tribuna Metalúrgica quando esta foi impedida de circular, em 1977. Foi editor da Folha Bancária e do jornal do Fundo de Greve dos metalúrgicos.

O nome de Julinho foi dado à escola municipal do Cenforpe (Centro de Formação dos Profissionais da Educação Ruth Cardoso), na Avenida Dom Jaime de Barros Câmara, 201, Bairro Planalto.

Do Diário do Grande ABC