Agência de desenvolvimento articula parceria para ampliar presença internacional do abc
Acordo une Agência de Desenvolvimento, Consórcio Intermunicipal e Frente Nacional de Prefeitos. Iniciativa aposta em inovação e competitividade diante das barreiras comerciais dos EUA.
A Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, o Consórcio Intermunicipal e a FNP (Frente Nacional de Prefeitos) firmaram na última quarta-feira (21), em Brasília, um acordo de cooperação estratégica para viabilizar o projeto “Grande ABC para o Mundo”. A parceria fortalece a inserção de empresas regionais no mercado exterior e consolida as sete cidades como um polo econômico e tecnológico de referência.
O plano, que terá suas diretrizes detalhadas e lançadas oficialmente ainda neste trimestre, foca em pilares como inovação, competitividade e sustentabilidade para enfrentar as oscilações do comércio global.
Para o presidente da Agência e secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Aroaldo Oliveira da Silva, a medida é vital para a proteção da economia local. “O Grande ABC tem capacidade e experiência industrial para competir globalmente. Essa é uma nova estratégia que conecta governos, empresas e instituições de fomento para gerar oportunidades e fortalecer nossa base produtiva. A meta é ampliar o acesso das empresas locais, enfrentando desafios como os gerados pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos, que impactaram fortemente a nossa indústria”, afirmou.
A mobilização regional ocorre em um momento crítico para a indústria nacional. Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços revelam que 22% das exportações brasileiras para os Estados Unidos — o equivalente a US$ 8,9 bilhões — estão sujeitas a sobretaxas.
Esse cenário de “tarifaço”, com cobranças que podem chegar a 50%, motivou a apresentação do projeto ao Comitê Regional de Monitoramento, grupo que reúne prefeituras, sindicatos, associações empresariais e universidades para mitigar os impactos das medidas protecionistas norte-americanas sobre a produção regional.
Escala nacional
O programa “Grande ABC para o Mundo” será operacionalizado por meio de ações de inteligência comercial, programas de capacitação para exportação e a organização de missões internacionais, para abrir novos mercados e reduzir a dependência de destinos específicos. A cooperação com a FNP permite que o debate ganhe escala nacional, integrando temas de interesse comum aos municípios brasileiros e promovendo o intercâmbio de soluções entre os setores público, privado e acadêmico.
Para Gilberto Perre, secretário-executivo da FNP, a iniciativa é oportuna e coloca o ABC na liderança da discussão sobre diplomacia econômica municipal. Segundo ele, para a pauta da exportação, com a união das entidades, a região espera não apenas resistir às barreiras tarifárias, mas também atrair novos investimentos e projetar a marca do Grande ABC globalmente.