Agência de Desenvolvimento debate futuro resilente e sustentável com universidades da região e internacionais

As demandas serão apresentadas no relatório final do projeto, que tem duração prevista até julho de 2026 e ocorre de forma simultânea no Brasil, Guatemala e Colômbia

Na última sexta-feira, dia 17, universidades regionais e internacionais, movimentos sociais e sindicais, sociedade civil, representantes do setor público e da iniciativa privada se reuniram na sede da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC e Consórcio Intermunicipal Grande ABC para o encontro regional do projeto “ABC Para Onde Vamos?”. Na ocasião, foi debatido o futuro resiliente e sustentável da região, por meio de um processo de escuta e articulação em torno de demandas territoriais.

O presidente da Agência e secretário-executivo do Consórcio, Aroaldo Oliveira da Silva, destacou a necessidade da participação de todos os atores na construção do projeto. “Quando pensamos todas essas transições que vivemos, precisamos incluir as pessoas, ou estaremos fora do futuro do planeta. Como serão os impactos de todas as transformações energéticas, ambientais e tecnológicas e como os diversos atores precisam agir e convergir, é isso que estamos discutindo”.

Um dos painéis trouxe o tema “A Agenda do desenvolvimento sustentável: soluções, desafios e oportunidades para a resiliência local no Grande ABC”. O painel serviu para subsidiar os presentes para as mesas de debate que ocorreram na sequência. Divididos em grupos, os participantes debateram cada tema. As demandas serão apresentadas no relatório final do projeto, que tem duração prevista até julho de 2026 e ocorre de forma simultânea no Brasil, Guatemala e Colômbia.

Também foi realizada a assinatura de termo de cooperação entre a Agência, Consórcio, USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) e o projeto internacional “Fortalecimento de Capacidades para a Resiliência Local”.

Além da USCS, realizam o projeto a Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales – (FLACSO/sede em Guatemala) e a Universidad Metropolitana (Colômbia), com financiamento da Agência Norueguesa para a Cooperação e Intercâmbio (NOREC) e apoio da Agência GABC, Consórcio ABC e Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.