Agência de desenvolvimento debate o futuro da indústria

Comente este artigo. Envie um e-mail para sumetabc@dieese.org.br

Foto: Adonis Guerra

Em busca de fortalecer o setor industrial na região, a Agência de Desenvolvimento do Grande ABC reuniu empresários, universidades, trabalhadores, associações comerciais, poder público e o DIEESE, para discutir o programa Nova Indústria Brasil (NIB). O objetivo é construir um documento de referência da região para ser entregue ao governo federal.

O debate evidenciou a necessidade de reverter a perda de relevância da indústria brasileira nas últimas décadas. Para isso, as seis missões da NIB foram analisadas em busca de oportunidades para o ABC:

1. Cadeias Agroindustriais: Fortalecer a integração entre o campo e a indústria, com foco na agricultura familiar e na produção sustentável.

2. Complexo Econômico Industrial da Saúde: Ampliar a produção de insumos e medicamentos no país, aproveitando a expertise da região.

3. Infraestrutura e Saneamento: Investir em logística e transporte para reduzir custos e aumentar a competitividade das empresas.

4. Transformação Digital: Adotar tecnologias 4.0 para modernizar a indústria e aumentar a produtividade.

5. Bioeconomia: Explorar o potencial da biotecnologia para a produção de biocombustíveis, biomateriais e outros produtos inovadores.

6. Defesa: Desenvolver a indústria de defesa nacional, gerando emprego e renda na região.

O debate também buscou acomodar todas as discussões sobre as potencialidades de desenvolvimento da indústria da região, que vêm sendo amplamente debatido nos últimos anos.

A construção de um processo amplo e participativo, que envolve todos os setores da sociedade e fundamental na construção de um futuro promissor para a indústria do Grande ABC, gerando emprego, renda e desenvolvimento para a região.

Subseção do Dieese