Agência de Desenvolvimento lança Pronatec para o ABC
Rafael durante lançamento do Pronatec para a região
A Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC fará a ponte entre os trabalhadores que cursarem o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec, e as vagas existentes nas empresas da região.
A decisão foi anunciada durante o lançamento do Pronatec para a Cadeia Produtiva Automotiva no ABC, feito semana passada na Regional Diadema.
“A qualificação profissional está no planejamento da Agência desde o seu início em 1998 e é defendida pelo Sindicato”, afirmou o presidente do Sindicato e da Agência, Rafael Marques.
“Nossa região se organizou em torno de uma indústria que exige mais tecnologia e complexidade. Mas é difícil formar profissionais para trabalhar nela”, prosseguiu.
“Por isso devemos saudar a vinda do Pronatec para a região, pois atende nossa reivindicação da instalação no ABC de cursos que formem os companheiros para ocupar os empregos gerados por este tipo de indústria”, afirmou o dirigente.
Rafael lembrou ainda que, no caso específico da ferramentaria, uma das áreas mais bem pagas da categoria, o metalúrgico demora a se formar porque seu trabalho pode ser comparado ao de um artista fazendo uma peça.
“Atualmente são seis milhões de horas ofertadas em ferramentaria. Com o Inovar Auto a pleno vapor, serão 18 milhões de horas. A procura no setor vai triplicar e teremos de formar, pelo menos, 25 mil trabalhadores qualificados”, avaliou.
Meta
Os cursos serão ofertados a partir do mapeamento da procura das empresas da região. O Guia Pronatec cursos FIC pode ser acessado no site pronatec.mec.gov.br, que lista 644 cursos para 19 setores disponíveis no País.
Da Redação