Agência garante 38 mil vagas no Pronatec Brasil Maior no ABC
Rafael Marques, presidente do Sindicato e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC
O presidente do Sindicato e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Rafael Marques, comemorou a procura de 38.033 vagas por empresas da região por cursos gratuitos de qualificação profissional a trabalhadores no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec Brasil Maior.
“Fizemos uma intensa mobilização e conseguimos superar a meta de 30 mil vagas. Seguramente, nossa região foi a que mais se mobilizou para aproveitar as oportunidades desta ótima iniciativa do governo federal”, disse Rafael.
“Sabemos da importância da nossa força de trabalho e, quanto mais qualificada ela for, mais a região receberá investimentos e intensificará sua produtividade”, prosseguiu.
A mobilização na região foi realizada em dois meses para cumprir o prazo estipulado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o MDIC, de envio das pré-matrículas, que terminou em 30 de abril.
Consolidação
Durante assinatura do convênio entre a Agência e o MDIC para articular o Pronatec Brasil Maior na região, em fevereiro deste ano, Rafael firmou o compromisso de mapear e captar a demanda de 30 mil vagas para a região.
Para atingir essa meta, a Agência contou com o apoio de prefeituras da região, Sindicatos e Associações Comerciais junto aos empresários e centrais de trabalho.
“Para que os cursos fossem contemplados ainda neste ano, as demandas das empresas já precisavam estar mapeadas”, contou Rafael.
“Agora o MDIC fará a consolidação das vagas e haverá a articulação junto às escolas ofertantes para que a demanda da região seja atendida”, concluiu.
Entenda o Pronatec Brasil Maior
O programa amplia a oferta de cursos gratuitos de educação profissional para reduzir o gargalo de mão de obra qualificada e oferece cursos de Formação Inicial ou Continuada, com carga horária de 160 a 400 horas, e Cursos Técnicos, com 800 horas.
O Pronatec Brasil Maior é destinado tanto à formação de trabalhadores para ocupação de novas vagas por meio das Centrais de Trabalho e Renda quanto à requalificação de trabalhadores que estão em atividade.
Estratégicos
Ele atende a demanda de empresas de todos os portes e sem limitação de vagas. Também há a possibilidade de os cursos acontecerem dentro das empresas ou em espaços de parceiros.
As demandas das empresas recebidas pela Agência são diversificadas e abrangem cursos nas mais diversas áreas dos setores produtivos estratégicos do Pronatec Brasil Maior.
Confiras alguns dos cursos mais solicitados na região
– Agente de inspeção de qualidade
– Produção
– Gestão de pessoas
– Idiomas
– Operador de telemarketing
– Administração
– Padeiro
– Eletricista
– Costura industrial
– Operador de máquinas
– Mecânica
– Soldador
– Processamento de borracha
– Operador de injetoras
– Desenhista mecânico
Da Redação