Agência vai analisar plano de banir venda veículos a gasolina na Califórnia

EPA realizará audiências públicas em janeiro para avaliar programa estadual

A Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos vai analisar o plano do estado da Califórnia de que todos os novos veículos vendidos na região até 2035 sejam elétricos ou híbridos plug-in. As informações são da Automotive News.

Em agosto de 2022, o Conselho de Recursos Aéreos da Califórnia (CARB, na sigla em inglês) aprovou o plano para proibir a venda de veículos a gasolina até 2035. Já no ano passado, em maio, o CARB solicitou à EPA que aprovasse uma isenção em artigo da Lei do Ar Limpo, permitindo que o plano prosseguisse. A EPA realizará audiência pública em 10 de janeiro e abrirá consulta pública até 27 de fevereiro.

De acordo com a proposta da EPA divulgada em abril para reduzir drasticamente as emissões dos veículos até 2032, as montadoras deverão produzir 60% de veículos elétricos até 2030 e 67% até 2032 para atender aos requisitos. As montadoras pediram ao governo que suavizasse sua proposta, que deverá ser finalizada nos próximos meses.

O governo do presidente Joe Biden recusou-se repetidamente a apoiar a definição de uma data para a eliminação gradual da venda de veículos a gasolina.

Do Automotive Business