Agrale apresenta o primeiro ônibus elétrico fabricado na Argentina
O Agrale MT17.0 LE é um ônibus elétrico urbano com autonomia de até 300 km
A divisão argentina da Agrale apresentou o seu primeiro ônibus elétrico no país vizinho. Produzido localmente, o veículo, construído sobre plataforma do chassi MT17.0 LE, tem autonomia entre 250 e 300 quilômetros e foi desenvolvido ao longo dos últimos quatro anos em parceria com a empresa britânica Equipmake, fornecedora do conjunto de propulsão, e a argentina Todo Bus, produtora da carroceria.
A Agrale informou que está pronta para iniciar a produção em série para atender aos pedidos de empresas interessadas e que também planeja exportar para outros países da América Latina, mais avançados na aplicação da eletromobilidade, pelas vantagens competitivas em relação aos modelos importados da China.
Segundo os executivos das três empresas parceiras, existem apenas 20 ônibus elétricos em circulação na Argentina (18 em Mendoza e dois em Buenos Aires) e que a propulsão elétrica é mais avançada em outros países da região, como na Colômbia, no México e Chile, com frota superior a 1.800 unidades em operação.
Eles também explicam que o custo inicial é mais elevado, mas que as vantagens da mobilidade elétrica sobre a motorização a diesel não se limitam à preservação ambiental, mas no menor custo operacional a longo prazo, redução de ruído e mais conforto e bem-estar para os usuários e também para as pessoas nas ruas em que circulam os veículos.
Do InsideEVS