Alckmin perde vantagem e Lula cresce em São Paulo
O presidente Lula subiu sete pontos e ultrapassou o ex-governador Alckmin na disputa pela Presidência, segundo pesquisa Ibope exclusiva para o Estado de São Paulo, divulgada ontem.
Segundo o Ibope, Lula teria 40% dos votos contra 38% de Alckmin. A margem de erro da pesquisa é de 3%.
Na sondagem anterior, Alckmin teria 42% dos votos em São Paulo contra 33% de Lula.
A senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) teve 4% de intenção de voto, seguida pelo candidato do Prona, Enéas Carneiro, com 3%, e pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS), que teve 1%.
A taxa de rejeição a Alckmin aumentou de 11% para 17%, ao passo que a de Lula caiu de 33% para 30%. O campeão dessa taxa ainda é o candidato do Prona, com 44% dos votos.
A pesquisa foi feita sob encomenda do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo. Foram ouvidas 1.204 pessoas em 62 municípios do Estado entre os dias 2 e 4 deste mês.
Mercadante cresce 6%
A mesma pesquisa do Ibope mostrou que o candidato tucano ao governo paulista, o ex-prefeito José Serra (PSDB), estacionou nas intenções de voto, com 48%, mesmo índice da pesquisa anterior.
Por outro lado, aumentou a taxa de intenção de voto no senador Aloizio Mercadante (PT) (foto), que subiu de 8% na pesquisa anterior para 14%. O ex-governador de São Paulo, Orestes Quércia (PMDB), teve 10% dos votos
No cenário sem o candidato do PMDB, a situação de Mercadante melhora um pouco, subindo para 17% das intenções de voto.
Em um eventual segundo turno entre Serra e Mercadante, o tucano teria 59% dos votos contra 23% do petista. No cenário com Quércia, o ex-prefeito de São Paulo teria os mesmos 59% de votos e o peemedebista 18%.