Alemães enviam carta de solidariedade contra os ataques do governo Bolsonaro
Foto: Divulgação
Os Metalúrgicos do ABC receberam carta de solidariedade dos trabalhadores na fábrica da Mercedes, em Untertürkheim, uma das mais tecnologicamente avançadas, onde serão confeccionadas as novas baterias dos carros elétricos. A carta foi enviada após visita técnica sobre Indústria 4.0, de representantes dos Metalúrgicos do ABC à fábrica, no início do mês passado.
No texto, os companheiros alemães ligados ao IG Metall se solidarizam aos trabalhadores brasileiros contra os ataques do governo Bolsonaro, principalmente no que diz respeito às conquistas sindicais.
“Esses ataques estão cada vez mais levando a condições de trabalho inseguras, desmantelando e negando direitos, salários mais baixos, fechamento (parcial) de unidades de produção e milhares de demissões. Dadas essas tentativas de dividir nossa classe, chamamos colegas de todas as plantas Daimler no mundo, a se unir e apoiar uns aos outros para defendermos nossos interesses”, diz o texto.
O secretário de Relações Internacionais da CNM/CUT, Maicon Michel Vasconcelos da Silva, destacou a importância dessa manifestação de solidariedade.
“É muito interessante porque vem de uma representação muito jovem, a média do pessoal é de 30 a 35 anos, são jovens para os padrões da Alemanha e para o sindicalismo como um todo. Eles estão engajados nessas lutas internacionais pelas democracias, inclusive na questão do Brasil por entenderem que a perda dos direitos trabalhistas, da soberania e a prisão do Lula estão diretamente ligadas”.