Alex: 100 dias do Marinho superaram as expectativas
Manente critica oposição e avalia como "positivo" o início do governo Marinho
Ex-concorrente à sucessão do Paço Municipal de São Bernardo, que no segundo turno apoiou a candidatura do atual chefe do Executivo, o deputado estadual Alex Manente (PPS) faz uma avaliação positiva dos primeiros meses da administração petista.
O parlamentar garante que os primeiros 100 dias servem de exemplo para a tese de que a mudança ocorrerá nos próximos quatro anos. “O prefeito vem fazendo uma atuação acima do esperado para os 100 dias. Ao longo deste ano já poderemos sentir a diferença no serviço público. Esse começo foi positivo e marca a mudança que será estabelecida até o fim do mandato. Ele inverteu prioridades e caracterizou investimentos prioritários como a saúde e a educação. Esse governo mudará o conceito de administração municipal”.
Ao citar as ações que marcaram os 100 dias, Alex destaca que Luiz Marinho (PT) escreveu o melhor início de um governo se comparado às últimas administrações. “Nós tivemos mais ação efetiva do que tivemos ao longo dos últimos mandatos. Tivemos a recuperação do dinheiro do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para investimentos em habitação, foi feito o cadastramento das vagas em creche, além dos investimentos na saúde”, elenca.
Na área da saúde, Manente anunciou que a reabertura da Santa Casa, uma das bandeiras de campanha do PPS, encampada por Luiz Marinho, ocorrerá em maio. “A programação prevê a assinatura do convênio nesta quinta-feira (23) e a abertura oficial à população em maio. Esse período – de janeiro até agora – serviu para Santa Casa se readequar à necessidade de saúde do município”.
O popular-socialista critica as afirmações da oposição – principalmente o deputado estadual e ex-pleiteante majoritário Orlando Morando (PSDB) – que tem, segundo ele, espalhado pela cidade inverdades como o encerramento de alguns serviços públicos. “Emip (Escola Municipal de Iniciação Profissional) não fechou. Ela se readequou. A Cidade das Crianças será aberta pela administração comandada pelo Marinho. Tanto é que no ano passado ela foi aberta e no dia seguinte foi fechada. Além disso, nós teremos, no transporte coletivo, a implantação do bilhete único. A pesquisa de origem e destino teve início no dia 15 de março. Até o fim do ano será implantado, pois essa iniciativa não ocorre do dia para a noite”.
Sobre o relacionamento do Executivo com o Legislativo, o parlamentar garante que a oposição, ao rejeitar a reforma administrativa, da mostras de que não digeriu a derrota nas urnas. “A bancada de oposição está postergando o embate eleitoral. O prefeito tem maioria na Câmara, tanto é que se tivesse uma votação com todos os parlamentares, a reforma seria aprovada. Mas não é isso que estamos verificando”, explica Alex, referindo-se à manobra dos opositores que, ao retiraram um integrante do plenário, prejudicaram o quorum.
Tarifa Social
Ao falar dos projetos na Assembleia Legislativa, Alex Manente revelou que, até o fim da semana, a iniciativa, de sua autoria, que cria a tarifa Social nas contas de água e esgoto, será aprovada.
O projeto regulamenta algo que existe, segundo ele, na energia elétrica, que é a possibilidade “das pessoas mais carentes não terem prejuízo em relação ao fornecimento de um serviço essencial”.
Se aprovada, a iniciativa fará com que a Sabesp tenha como patamar a verificação da renda familiar, moradia e desemprego, na hora de efetuar as cobranças e isenções dos consumidores.
Do Repórter Diário