Alívio para o bolso: MetalCred começa a atender segunda-feira

A MetalCred – Cooperativa de Crédito dos Metalúrgicos do ABC foi lançada oficialmente domingo, durante o 4º Congresso. Os objetivos são oferecer empréstimos com taxas menores que as praticadas no mercado e uma poupança mais atraente que a poupança comum.

José Vitório Cordeiro Filho, o Zezinho (, presidente da MetalCred, explicou que todo associado do Sindicato poderá ser sócio da cooperativa e que no mês seguinte à associação já poderá sacar um empréstimo. “O valor do empréstimo será de três vezes o valor da cota de associação e da poupança mensal”, disse Zezinho.

Para se tornar sócio, o interessado deverá integralizar uma cota da cooperativa no valor de R$ 155,00 (pode ser parcelado) e ini-ciar os depósitos mensais com valor mínimo de R$ 10,00. “Esses valores formarão uma poupança com o qual a cooperativa vai trabalhar”, afirmou Zezinho. Ele disse que essa poupança renderá 10% a mais que a poupança comum. Se num mês a remuneração da poupança comum for de 1%, o dinheiro poupado na MetalCred renderá 1,1%.

Para o empréstimo, a taxa cobrada será de 2,5% mais Taxa de Referência (TR) ao mês e taxa de administração de 2% do valor total do crédito. A taxa de administração visa manter a estrutura da cooperativa. De início, o pagamento do empréstimo poderá ser feito em seis parcelas e as prestações não poderão ser superiores a 25% do salário do associado.