Alta em janeiro confirma recuperação do emprego na indústria, diz IBGE
Emprego na indústria tem alta de 0,3% em janeiro. "Qualquer balanço que a indústria sofre acarreta um efeito sobre o emprego", afirma gerente do IBGE
O avanço de 0,3% em janeiro mostra que o emprego na indústria mantém trajetória de recuperação que vinha ocorrendo desde a metade do ano passado. A avaliação é do responsável pelo gerente de análises industriais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), André Macedo, ao lembrar a queda de 0,6% que havia ocorrido em dezembro, interrompendo um série de cinco resultados positivos.
“Há uma recuperação gradual do emprego na indústria, e o resultado de janeiro confirma isso”, afirmou Macedo.
Ele lembrou que, apesar da ascensão, o emprego industrial encontra-se em patamar semelhantes ao que era verificado no final de 2006. Essa perda é a herança dos efeitos da crise sobre a indústria, e mostra um processo mais lento de retomada, se comparado à produção industrial, cujo nível de atividade está próximo ao que era constatado em janeiro de 2008.
“Qualquer balanço que a indústria sofre acarreta um efeito sobre o emprego”, comentou Macedo.
O nível de emprego na indústria aumentou 0,3% em janeiro, na comparação com dezembro. Em relação a igual período em 2009, houve retração de 1,1%. No acumulado dos últimos 12 meses, a queda é de 5,1%.
Na comparação com igual período no ano anterior, o emprego na indústria apresenta 14 meses consecutivos de resultados negativos. Macedo ressaltou, no entanto, que as retrações vêm sendo menos intensas desde julho, quando a queda havia chegado a 7%.
Sobre a alta no salário dos empregados da indústria em janeiro — 5,9% frente a dezembro — Macedo lembrou que nos dois meses anteriores, houve recuo acumulado de 4%, indicando uma recuperação sobre essa perda mais significativa.
Folha Online