Alta nas vendas traz trabalhador de volta às fábricas
Dados preliminares do Renavam indicam que o emplamento em fevereiro será semelhando ao mesmo período do ano passado
Até o último dia 19, segundo dados preliminares do Renavam, foram licenciados no País 148 mil 134 veículos, com média diária de 10 mil 571 unidades emplacadas, indicando que as vendas de fevereiro poderão ser semelhantes as do mesmo período do ano passado, quando foram emplacadas 191 mil 331 unidades. O resultado alterou a realidade dos últimos meses nas empresas de autopeças que, agora, cancelam férias coletivas e até mesmo redução de jornada de trabalho recém-negociada com os sindicatos regionais.
Em Diadema, SP, funcionários da Polistampo, empresa metalúrgica do setor automotivo, retornam ao horário normal de trabalho nesta semana por conta do aumento dos pedidos das fabricantes de veículos.
O acordo da redução de jornada de trabalho assinado com os trabalhadores da Polistampo foi refeito e o término antecipado para a próxima segunda-feira, 2. Ficou preservada, porém, a estabilidade de emprego de 160 empregados até abril, conforme ajuste firmado no fim de janeiro com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.
José Mourão, diretor do sindicato da Regional de Diadema, as empresas do setor instaladas na cidade que estavam prestes a reduzir jornada de trabalho começam a pensar diferente, pois os clientes retomaram as encomendas.
Na semana passada o primeiro cancelamento da redução de jornada foi anunciado pela Fiamm, de São Bernardo do Campo, SP. A partir de 1º de março, 168 empregados retornarão aos horários normais de trabalho.
Para o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e coordenador da base de São Bernardo do Campo, Moisés Selerges, algumas empresas foram apressadas na tomada de algumas decisões antes de avaliarem o real tamanho da crise.
Da Autodata