Alto nível marca primeiras eliminatórias do Festival
As seis canções escolhidas para disputar a fase semifinal do Festival de Música do Sindicato dos Metalúrgicos têm qualidade para participar de qualquer disputa no Brasil
Moisés e Marcelão, os organizadores do festival. Fotos: Roberto Parizotti
O alto nível das apresentações, o equilíbrio entre os competidores e a diversidade de estilos marcaram as duas primeiras eliminatórias do Festival de Música do Sindicato dos Metalúrgicos, realizadas sábado e domingo, na Sede.
Seis canções foram escolhidas para disputar a fase semifinal, que reunirá 15 músicas, três classificadas em cada um das cinco fases eliminatórias.
“Estas composições têm qualidade para participar de qualquer festival no Brasil”, elogiou Moisés Selerges, diretor do Sindicato e coordenador do evento.
As torcidas deram um espetáculo à parte e garantiram a animação nas quase duas horas de duração de cada eliminatória. “A estrutura é muito boa e o público é animado. Por isto gostamos muito”, comentou Adriano Porto, metalúrgico na Ford que apresentou a canção Azul, uma das classificadas.
“Foi muito legal o que aconteceu aqui hoje [sábado]”, exclamou o cantor Don Diogo, nome artístico do companheiro Evando Novaes, membro do CSE na Proema, que defendeu a sertaneja Meu Querido Pantanal, não classificada.
A participação e abertura de espaço aos cantores, compositores e bandas na categoria são os principais objetivos do Festival, enfatizou Moisés. “A essência não é a competição, porque entre nós não há melhores e piores”, comentou
A fase eliminatória prossegue neste final de semana, na Sede, a partir das 19h, na sexta, e às 16h, no sábado e domingo, com a apresentação de mais 21 músicas (veja abaixo).
Seis músicas disputarão a final dia 17 de julho no Estância Alto da Serra, data da posse da nova diretoria do Sindicato, com shows dos Paralamas do Sucesso e Rappin’ Hood.
Veja as fotos das eliminatórias
1ª Eliminatória – Sábado, 25 de junho: http://bit.ly/mTAo0T
2ª Eliminatória – Domingo, 26 de junho: http://bit.ly/mKgLR5
As primeiras classificadas
(com declarações dos compositores)
Azul, pop rock de Adriano Porto
“Uma música que compus inspirado em minha mulher”
Subir o Morro, rock de André Souza e Diego Saldanha, com a banda Vock
“É uma denúncia à desigualdade e à criminalização dos moradores de favelas”
O Tempo não é Meu Amigo, rock de Diego Froes de Souza, com a banda ZN2
“É minha canção de sempre apaixonado pela minha esposa”
Quando eu crescer, rock de Joelson Ferrer, com a banda Narruassa
“A música tem 10 anos e conta nossa vontade de transformação”
Favela, samba de Robson Capela e Anderson Vaz, com Marcinho do Cavaco
“Foi minha observação do local ao caminhar na comunidade do DER”
Ensina-me, canção gospel de Fábio Giovani da Silva, com a banda Anunciação
“Todo o sofrimento do ser humano é pequeno diante do sofrimento de Jesus”
Próximas Eliminatórias
Sexta-feira, 1º de julho
Grupo Nosso Momento
Marakutaia
K-lendários
Alma Sobrevivente
Francisco Alves
Pedro Paulo & Dito Costa
Bruna Gusmão
Sábado, 2 de julho
Maneira Certa
Rock in Brazuka
Grupo BoKa da Noite
Vitor e Dodô
Reata
Db à Bordo
Maluvidos
Domingo, 3 de julho
Banda Mohvibe
D 21
Banda Nosso Trio
Ruam & Rodrigues e Banda
Loco y Gonzales
Almirante Billings
Dyversus
Da Redação