América do Sul crescerá acima da média mundial em 2022

Consultoria LMC indica avanço de 9% nas vendas de veículos contra 6% globalmente

As vendas de veículos leves na América do Sul podem superar 3,6 milhões de unidades em 2022, segundo cálculos da consultoria LMC Automotive. O número representa crescimento de 9% sobre 2021, maior evolução estimada para todas os principais mercados mundiais.

A LMC projeta que as vendas globais devem atingir 85 milhões de unidades neste ano, 6 % acima do resultado consolidado no ano passado. A Europa é outra região que deve evoluir acima da média mundial, ainda que pouca coisa mais: 7%, para cerca de 17,8 milhões de unidades, mesmo índice estimado para Ásia e Índia, bloco que consumiria 15,3 milhões.

Para a América do Norte, a LMC projeta 18,7 milhões de unidades, avanço de exatos 6%, e a China, maior mercado mundial, puxará a média para baixo, no entender da LMC. As vendas no país asiático ficarão em, no máximo, 26,6 milhões de automóveis e comerciais leves, 5% a mais do que no ano anterior.

O desempenho das vendas poderia ser até melhor, mas, avalia a consultoria, a continuidade da escassez no fornecimento de semicondutores deve ainda limitar a produção pelo menos até o terceiro trimestre. De qualquer forma, a oferta de produtos será bem maior, com 84,9 milhões de veículos deixando as linhas de montagem, ante 75,8 milhões em 2021, mesmo a LMC considerando que cerca de 4,8 milhões de veículos deixarão de ser fabricados por falta de componentes.

Do AutoIndústria