Anac avalia carro voador da Embraer para certificação
Agência abriu consulta setorial para apresentação de sugestões
Com início da circulação prevista para 2026, os carros voadores da Embraer já estão sob avaliação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), responsável por supervisionar as atividades da aviação civil no Brasil. Segundo informações do G1, a agência abriu recentemente uma consulta setorial para reunir sugestões que integrem a regulamentação dos chamados ‘eVTOLs’ (veículo elétrico de pouso de decolagem vertical) e auxilie na certificação dos modelos.
A Embraer já possui quase três mil encomendas do ‘carro voador’ modelo EVE-100, da Eve Air Mobility, empresa de mobilidade urbana da Embraer. O eVTOL será fabricado em Taubaté–SP e planeja tornar os voos urbanos mais acessíveis à população. Ainda não há um regulamento específico para os ‘eVTOLs’. Assim, segundo a Anac, os critérios terão como base os requisitos já contidos no Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC).
Novo no mercado, o carro voador da Embraer deve iniciar as operações comerciais como um táxi aéreo em 2026. A companhia espera oferecer viagens de 1 hora em até 15 minutos, e que custarão um preço semelhante ao de um táxi executivo ou serviço por aplicativo — já bem menor que os valores cobrados por viagens em helicópteros.
Inicialmente, as corridas estarão disponíveis em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Francisco (EUA). O produto também deve ser oferecido, por ora, apenas para empresas de serviços de transporte e não para uso privado. O principal objetivo da inovação, além de tornar os voos urbanos mais acessíveis à população e diminuir poluentes, é tornar a locomoção intraurbana mais rápida.
Do Olhar Digital