Anfavea: Com 153 mil unidades, produção de veículos fica igual à de janeiro de 2023

Estagnação do ritmo de produção nas montadoras se deve, sobretudo, à queda da demanda no exterior

O volume de veículos produzidos no Brasil no primeiro mês de 2024 ficou exatamente igual ao de janeiro do ano anterior. Foram fabricados 153 mil carros, comerciais leves, caminhões e ônibus. A estagnação do ritmo de produção nas montadoras se deve, sobretudo, à queda da demanda no exterior.

Em janeiro, foram exportados 19 mil veículos, uma retração de 43% na comparação com o mesmo mês de 2023, que já refletiu o fraco desempenho das montadoras instaladas no Brasil em outros mercados, principalmente nos vizinhos Argentina, Chile, Colômbia e Uruguai. A indústria automobilística instalada no Brasil continua a enfrentar forte concorrência de produtores instalados em outros países, sobretudo Ásia.

Isso acontece em toda a região, que costumava ter nas fábricas brasileiras a principal fonte de abastecimento de veículos. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (Anfavea) também se queixa do avanço dos produtos importados no mercado brasileiro. Segundo a entidade, a cada dez veículos vendidos no país, dois foram importados.

A maioria, porém, foi trazida pelas próprias montadoras, que importaram da Argentina 46% de todo o volume vindo do exterior, total de 25%, segundo a Anfavea, vieram da China. Entre os carros importados em janeiro, 14% são elétricos e 19% são híbridos.

Do Valor Econômico