Anfavea confirma estudo para apurar práticas de dumping de empresas com origem na China
A Anfavea confirmou que encomendou estudos para averiguar a prática de dumping, no Brasil, por parte de montadoras com origem na China que comercializam veículos importados. Reportagem da jornalista Cleide Silva publicada pelo site Estadão150 na segunda-feira, 27, apontou que fabricantes que estão há mais tempo no Brasil devem formalizar nos próximos dias pedido neste sentido ao MDIC, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços por meio da entidade.
Procurada a Anfavea manifestou-se por meio de nota em que seu presidente, Márcio de Lima Leite, além de ratificar esta intenção, assinala que a associação “defende a livre concorrência e a prevenção de práticas que prejudiquem o mercado automotivo brasileiro, zelando pelos clientes, empregados, concessionários, fabricantes e indústria de autopeças”.
Embora o alvo principal da ação sejam carros de passeio, fabricantes de caminhões, ônibus e máquinas agrícolas e rodoviárias também serão incluídas no processo. Quanto às marcas o maior interesse deverá recair sobre BYD e GWM por causa dos altos volumes de venda no mercado brasileiro impulsionados pela oferta de carros com tecnologia híbrida e elétrica.
A BYD negou, em nota, qualquer prática de dumping na comercialização de veículos no Brasil “pois temos compromisso com a ética e a transparência em nossas práticas comerciais. A GWM informou, também por meio de nota, que vê a ação com tranquilidade: “Seguimos estritamente as regras internacionais e a legislação brasileira para comércio exterior”. A Abeifa disse não se manifestar por questões individuais de suas associadas
Da AutoData