Anfavea enxerga a volta da normalidade no segmento de caminhões
Produção registra o maior volume mensal desde 2022 com avanço de 10%
Baseada no balanço de desempenho do setor automotivo, a Anfavea reforça a volta da condição de normalidade no segmento de caminhões, após a trajetória de baixas provocadas pela mudança na legislação ambiental para o Proconve P8, no ano passado.
Os números de produção confirmam a percepção da associação. Em agosto, os fabricantes do segmento produziram 13.101 caminhões, avanços de 10% relação a julho (11.909 unidades) e de 36,1% na comparação com o mesmo mês de 2023, quanto registrava 9.623 unidades fabricadas. “É o melhor mês desde 2022 e reflete o bom momento pelo qual o segmento está passando”, resumiu Eduardo Freitas, vice-presidente da Anfavea, durante apresentação em coletiva de imprensa, na quinta-feira, 5.
Nos oito primeiros meses, a produção de caminhões somou 89.401 unidades, volume que representou crescimento substancial de 40,7% sobre as 63.545 unidades produzidas há um ano. Freitas acredita ainda em um impulso importante no segmento com o anúncio de um programa de renovação de frota em elaboração pelo governo até o fim do ano.
“É um tema prioritário no MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) e há sinalização clara da criação de um programa”, revelou. Segundo o representante da Anfavea, a principal questão do programa é orçamentária. “Como fazer dela (a renovação de frota) uma política perene. Mas as expectativas são as melhores.”
Do AutoIndústria