Anfavea prevê nova corrida às compras em agosto e setembro

A redução do IPI incidente sobre a produção de automóveis foi a grande responsável por salvar da crise a indústria automobilística brasileira, que vive seu melhor ano da história

O início da recomposição da alíquota original do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), marcado para 30 de setembro próximo, deverá gerar uma nova corrida às concessionárias em agosto e setembro. A expectativa é do presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Jackson Schneider, que recomenda aos interessados em um carro zero quilômetro que “não deixem a compra para última hora”, pois poderá haver falta de modelos.

A redução do IPI incidente sobre a produção de automóveis foi a grande responsável por salvar da crise a indústria automobilística brasileira, que vive seu melhor ano da história. De janeiro a julho, as vendas totais somaram 1,735 milhão de unidades, alta de 2,4% ante o mesmo período do ano passado.

Apesar do crescimento das vendas, a indústria ainda não mostrava recuperação dos cerca 12,2 mil empregos cortados desde outubro do ano passado. Em julho, no entanto, foi registrado o primeiro mês positivo, com 87 contratações líquidas. Se excluído o segmento de máquinas agrícolas, que segue demitindo, as contratações no mês somam 327.

Mesmo discreto, o número foi comemorado por Schneider. O executivo afirmou que os próximos meses devem mostrar retomada ainda mais forte dos níveis de emprego, tanto em razão de contratações já realizadas e não contabilizadas quanto por novas que devem ocorrer em razão do cenário de vendas aquecidas.

“Espero um número expressivo, principalmente no segmento de carros de passeio e comerciais leves”, afirmou o dirigente.

A Anfavea vem justificando boa parte das demissões com o cenário ainda ruim para as exportações, o que acabava impactando na produção. Segundo a entidade, em 2009 devem ser produzidas 440 mil unidades voltadas especificamente ao mercado externo, volume 40% inferior ao observado em 2008.

Já para abastecer o mercado doméstico serão produzidos 2,61 milhões de veículos, 6,7% a mais do que no ano passado. Com isso, a produção total deve ficar em 3,05 milhões de unidades, queda de 5,2% ante 2008.

Schneider, no entanto, ainda não sabe dizer com precisão se a indústria irá recuperar todos os empregos perdidos, mas fez uma correlação com a atividade das fábricas. “Se voltar o mesmo nível de produção, volta o mesmo nível de emprego”, declarou.

Do Valor OnLine