Antes de chegar ao Brasil, Geely supera vendas da BYD na China

No entanto, primeiro mês de 2025 não foi positivo para os emplacamentos no maior mercado da Ásia como um todo

O maior mercado mundial de veículos iniciou o ano de 2025 com retração. De acordo com a CAAM, associação de fabricantes na China, em janeiro foram comercializadas no atacado 2,423 milhões de unidades, 0,7% a menos na comparação com o mesmo período do ano passado. Na disputa entre as montadoras, tivemos uma grande surpresa.

Líder ininterrupta desde março de 2024, a BYD (182.017) perdeu a posição de honra para a Geely (198.544). Com crescimento de quase 43% frente a 2024 e com seu desempenho mensal mais expressivo, a marca foi a preferida apenas pela 2ª vez em sua história – a outra vez, segundo o Best Selling Cars Blog, foi em fevereiro de 2020. Vale lembrar que a Geely acaba de fechar uma parceria com a Renault para usar a fábrica de São José dos Pinhais (PR) e a rede da francesa para comercializar seus carros híbridos e elétricos.

A Volkswagen, com 171.930 unidades, foi a 3ª colocada, posição para a qual a alemã recuou apenas pela 2ª vez na história. Com avanço de 1,5%, a Audi (53.820) venceu uma disputa apertada contra a BMW (52.529) pela liderança entre as premium. Destaque negativo, a Nissan (41.022) ficou fora do top 10 ao recuar quase 30%.

O ótimo desempenho da Geely foi refletido numa inédita dobradinha no ranking de modelos, com o SUV Xingyue (29.434) à frente do hatch Xingyuan (28.146). Com as 23.294 unidades do Xingrui, a Geely emplacou três modelos na parte de cima da tabela e cinco modelos com pelo menos 20 mil unidades comercializadas, algo que jamais havia ocorrido. Destaque para o Xiaomi SU7 (22.897) em inédita 11ª posição. Além de perder a liderança para a rival, a BYD teve apenas três modelos no top 20, com o Song Plus (20.138) em 15º como o mais bem posicionado.

Do Motor1