Antiga fábrica da Fiat no Paraná deve produzir motores elétricos da BYD
Desativada em novembro, planta de Campo Largo (PR) deve servir para apoiar as operações da BYD na antiga fábrica da Ford na Bahia
A BYD segue os trabalhos de instalação da fábrica de carros elétricos no Brasil, mas é possível que haja uma mudança significativa nos planos. A fabricante agora estuda o reaproveitamento da fábrica do reaproveitamento da fábrica de motores de Campo Largo (PR), desativada em novembro de 2022 pela Stellantis.
Representantes da BYD foram à planta na região metropolitana de Curitiba (PR) a fim de conhecê-la melhor. Agora, o governo do estado entrou em jogo, disposto a mediar um acordo. Na semana passada, o presidente da BYD no Brasil, Tyler Li, foi recebido pelo vice-governador Darci Piana (PSD), juntos a uma comitiva que discutiu diversos aspectos técnicos desse investimento.
Segundo a Agência Estadual de Notícias do Paraná, o plano é aproveitar a fábrica que recentemente produzia motores 1.8 E-torQ para produzir controladores e motores elétricos. A agência não fala da fabricação dos carros em si, sugerindo que a antiga planta da Ford em Camaçari (BA) segue nos planos da BYD.
Também há o planejamento do governo baiano, que dá junho de 2023 como o mês em que a BYD deve começar os trabalhos na região metropolitana de Salvador; uma mudança para o Paraná nessa altura do campeonato certamente atrasaria bastante o cronograma. O governo baiano inclusive já havia marcado para o dezembro o anúncio oficial, que ainda não aconteceu.
Da Quatro Rodas