Antigo Mercado Municipal de São Bernardo dará lugar ao Museu do Trabalho e Trabalhador
Prédio no centro da cidade começou a ser demolido nesta segunda-feira
Amanda Perobelii
Projeto faz parte do Plano de Valorização do Centro de São Bernardo
O prédio do Mercado Municipal de São Bernardo começou a ser demolido nesta segunda-feira (21/06). Desde que foi desativado, em 2004, o local estava sem utilidade. A demolição deve terminar dentro de um mês.
O prefeito Luiz Marinho revelou planos para o local: construir o Museu do Trabalho e do Trabalhador. “Não temos no Brasil um museu do trabalho e do trabalhador, um espaço como esse pode se tornar referência nacional, como já somos em relações de trabalho”, disse.
De acordo com Marinho, uma das questões desde o início de sua gestão era a recuperação desse local, que tinha sido passado para a Fuprem (Fundo de Previdência Municipal) como pagamento de dívida. “Acho que foi um erro. Estamos concluindo a negociação para o acerto de contas”, explicou.
O abandono do prédio atraiu moradores de rua. Onde antes funcionavam os boxes era possível ver roupas, colchões, dejetos humanos e restos de objetos utilizados para o consumo de drogas.
Luiz Marinho admitiu que imaginava o estado deplorável que o local se encontrava, mas agora foi iniciado o processo de recuperação e revitalização que faz parte do plano de valorização do Centro. “Precisamos repensar a cidade que queremos, a derrubada do prédio começou hoje e é apenas o início do importante investimento da Prefeitura em cultura e identidade de São Bernardo, que será o Museu do Trabalho e do Trabalhador”, afirmou.
O prefeito não deu detalhes sobre o Museu, como investimentos ou prazos. Antes algumas questões ainda precisam de solução, como o remanejamento do Conselho Tutelar, Cooperativa de Consumo e o Estacionamento Rotativo que funcionam na área do antigo mercado. O antigo Best Shopping, que está abandonado, também está nos planos da Prefeitura, mas Marinho não deu maiores informações a respeito.
Do ABCD Maior (Marina Bastos)