APL da Defesa vai estimular indústria no ABC


Intenção é ampliar leque de negócios na Região, diz Bigodinho. Foto: Paulo de Souza / SMABC

O Arranjo Produtivo Local (APL) da Defesa, lançado semana passada em São Bernardo, irá ampliar as oportunidades de negócios para as empresas da região, além de impulsionar o parque tecnológico local..

A afirmação é do diretor executivo do Sindicato, José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho. “Queremos ampliar o leque de produtos oferecidos pelas empresas do ABC para que possam atender este setor”, disse.

Para que isso aconteça, é necessário que o parque fabril do ABC esteja capacitado para atender as exigências do Ministério da Defesa e possa participar de licitações do órgão federal.

Desoneração
Durante o lançamento do APL, o Coronel Adalberto Zavaroni, representante do Ministério, elencou cerca de cinco mil itens catalogados e suas especificações de aquisição, que poderão ser produzidos por fábricas da região e posteriormente fornecidos para as Forças Armadas.

No evento também foi discutido os incentivos fiscais previstos para indústria do setor. O projeto de lei sobre a desoneração destes produtos já foi aprovado pela Câmara Federal e pelo Senado e aguarda a sanção da presidenta Dilma Rousseff. 

Diálogo para o desenvolvimento tecnológico
Além de integrantes do Ministério da Defesa e do poder público municipal, participaram do evento representantes de 83 empresas e dos trabalhadores de vários segmentos.

“O APL é um espaço de diálogo entre autoridades civis e militares, empresários, sindicalistas e representantes das universidades para o desenvolvimento tecnológico e social”, explicou Bigodinho. 

Na região, foram implantados seis APLs – ferramentaria, móveis, panificação, turismo, bares e restaurante – e mais dois estão em processo de formação – químicos e autopeças.

Da Redação