Após 25 anos, Stellantis encerra produção de motores de Campo Largo

Com a medida, companhia concentrará a fabricação de propulsores em Betim (MG)

A Stellantis, que controla marcas como Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, anunciou o encerramento da operação da fábrica de motores de Campo Largo (PR). A informação foi divulgada pela publicação local Folha de Campo Largo e confirmada pela empresa à reportagem de Automotive Business.

Ali eram fabricados desde 2009 os motores da família E.torq, que já não se encaixam na estratégia futura de descarbonização da marca, que pretende zerar suas emissões até 2038. Além disso, saíam das linhas de montagem da unidade blocos 1.8 a gasolina para exportação à Itália. Com o fechamento da fábrica, a produção de propulsores ficará concentrada no complexo industrial de Betim (MG), onde já são feitos motores mais modernos, o Firefly e o GSE.

A Stellantis aponta que trabalha em um plano para realocar os poucos mais de 200 funcionários da planta em outras unidades ou auxiliar “na transição dos que decidirem permanecer junto às demais empresas locais”.

Em 2019, o empreendimento comemorou a marca de 1,5 milhão de motores produzidos. Nos últimos anos, no entanto, a FCA (antiga Fiat Chrysler, agora Stellantis após fusão com a PSA) passou a concentrar investimentos na produção de motores em Betim e, com isso, Campo Largo perdeu gradativamente a capacidade de equipar os carros da empresa com propulsores mais eficientes e, portanto, adequados às regras de consumo e emissões cada vez mais rigorosas.

Do Automotive Business