Após perder espaço, Volkswagen vai expandir produção na China
Fabricante alemã prepara investimento bilionário no país onde já foi líder de mercado
Depois de o CEO admitir que não tem condições de competir com marca chinesas, a Volkswagen tenta dar um jeito de reviver o passado recente de glórias no país asiático. A fabricante alemã informou que prepara um investimento forte no maior mercado de veículos do mundo, no qual já foi líder.
A Volkswagen diz que investirá US$ 2,7 bilhões em uma de suas fábricas na China. O aporte será destinado ao centro de produção e pesquisa de Hefei, na província de Anhui, para expansão da capacidade produtiva. Além disso, a quantia também servirá para o desenvolvimento de dois novos veículos na unidade em parceria com a chinesa Xpeng. Tais modelos serão lançados em 2026.
Segundo Ralf Brandstaetter, membro do conselho de administração do Grupo Volkswagen para a China, a unidade de Hefei traz agilidade para os planos da marca na região. O executivo disse que a fábrica ajudaria a levar tecnologias ao mercado “cerca de 30% mais rápido”.
Recentemente, o chefão global da Volkswagen, Oliver Blume reconheceu as dificuldades em competir no mercado chinês. Em 2018, a Volkswagen tinha 18% de participação no país, volume que caiu para 14% em 2023. Antes, em 2022, a marca alemã já tinha perdido a liderança de market share para a BYD.
Do Automotive Business