Aposentadoria em meia hora também para tempo de serviço

A partir de hoje, trabalhadores que se aposentam por tempo de serviço terão benefícios definidos em 30 minutos, como já acontece com o pessoal aposentado por idade.


Agora, o segurado não precisa mais apresentar provas

Aposentadoria por tempo de serviço também poderá sair em 30 minutos

O INSS começa hoje a conceder aposentadoria por tempo de contribuição em até 30 minutos, como já ocorre desde o início do mês nas aposentadorias por idade.
Entretanto, as aposentadorias que necessitarem de análises como laudo de insalubridade, aposentadoria especial e outras, ainda dependerão de análise e avaliação do INSS.
De acordo com o Instituto, será usado o mesmo sistema que o adotado na aposentadoria por idade – os dados armazenados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
Atualmente, o segurado precisa apresentar alguma prova material, como carnê de contribuição ou carteira de trabalho. O benefício só sai depois da análise e conferência dos documentos, por isso a demora.
Agora, o segurado receberá no posto do INSS um extrato com as informações armazenadas no CNIS sobre o tempo de pagamento à Previdência e sobre as empresas em que trabalhou.
Caso o segurado concorde com os dados e tenha cumprido a carência mínima de contribuição, o benefício será concedido na hora. Se discordar das informações e tiver provas de outros períodos de contribuição, será possível incluir os novos dados no próprio posto.