Aposentadoria vai sair em 30 minutos, garante ministro da Previdência

Pimentel dá seqüência a trabalho de humanização e agilização do atendimento implementado durante a gestão de Luiz Marinho no ministério

O ministro da Previdência Social, José Pimentel, anunciou nesta terça-feira (14) que a partir de janeiro de 2009 os trabalhadores que estiverem em condições de se aposentar poderão ter a questão resolvida em 30 minutos no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS.

Pimentel assumiu o cargo que foi ocupado por Luiz Marinho até julho, quando o então ministro deixou a Pasta para disputar a Prefeitura de São Bernardo pelo PT (ele lidera as pesquisas com 64% dos votos).

 Pimentel deu prosseguimento ao trabalho implementado por Marinho durante sua gestão, que, entre outras realização, humanizou e agilizou o atendimento da Previdência, contemplando a redução do tempo de espera pela obtenção dos benefícios.

Pimentel deu a informação ao falar no Congresso de Segurança da Informação e de Comunicações do Governo Federal. Ele destacou a importância da tecnologia da informação para se chegar a resultados como o previsto no serviço público.

O ministro lembrou que a evolução da tecnologia da informação é muito importante para o desenvolvimento de uma proteção cada vez maior contra as fraudes.

Já o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Walton Rodrigues, disse que a tecnologia da informação “ainda está sendo usada de forma deficiente no país e precisa avançar para que o cidadão tenha melhor acesso aos serviços do Estado”.

Segundo o ministro, quando se fala em tecnologia da informação é necessário usá-la convenientemente, “e para isso é necessário disseminar o seu uso”.

A vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Clarisse Copete, afirmou que o desenvolvimento da tecnologia da informação é cada vez mais importante para os bancos.

Segundo ela, a Caixa, com 46 milhões de clientes, trabalha com uma grande base de informações que permite a implantação, a cada ano, de novos produtos e novos serviços.

Da Redação com Agência Brasil