Aposentados exigem aumento real

Centenas de aposentados realizaram passeata ontem pelas ruas centrais de São Paulo exigindo reajustes iguais ao do salário mínimo. A manifestação começou no Viaduto Santa Ifigênia, em frente ao prédio do INSS, quando o gerente-geral do órgão recebeu a pauta de reivindicações dos aposentados.

Além da recuperação da defasagem salarial, os aposentados querem melhoria no atendimento nos postos do INSS e nos serviços de transporte, saúde e habitação.

Em seguida, os manifestantes foram até a quadra do Sindicato dos Bancários, onde houve ato político e apresentação de grupos musicais formados por trabalhadores aposentados.

“Queremos uma política de correção de salário acima do reajuste do salário mínimo, para que nossa aposentadoria também recupere seu poder de compra”, disse Wilson Ribeiro, presidente da AMA-ABC e do Sindicato Nacional dos Aposentados da CUT.

Ele disse que desde 91 as aposentadorias com valores acima do salário mínimo estão sendo achatadas. “Desde o governo Collor já perdemos 53% do poder de compra das aposentadorias e pensões”, protestou.