Aposentados: Prefeito recua no transporte gratuito

Os aposentados e pensionistas de São Bernardo comemoraram como uma vitória o recuo do prefeito de São Bernardo, Willian Dib, que queria impor restrições à gratuidade no transporte coletivo a esses companheiros.

“Foi uma queda de braço desde junho do ano passado, quando a bancada de sustentação do prefeito na Câmara aprovou lei mantendo o transporte gratuito somente aos aposentados com mais de 60 anos e com renda até R$ 480,00”, lembrou Wilson Ribeiro, presidente da AMA-ABC – Associação dos Metalúrgicos Aposentados do ABC.

Ele disse que a entidade se posicionou contra essa discriminação e iniciou a mobilização. “Realizamos várias passeatas e atos de protesto em frente à Câmara denunciando essa ofensiva sobre nossos direitos”, explicou Wilson.

Com a pressão dos aposentados, a Câmara suspendeu a aplicação da nova lei e iniciou cadastramento para acabar com as carteirinhas falsificadas.

Mesmo assim, Wilson explicou que os aposentados continuaram pressionando: “Passamos a fazer uma vigília permanente nas sessões da Câmara como forma de manter nosso protesto”.

Nesta quarta-feira, a Câmara aprovou nova lei, recuperando o texto original aprovado em 1989, que instituiu transporte gratuito aos aposentados e portadores de deficiência.