Aprovada pauta da Campanha Salarial 2012

Vamos lutar por reposição integral da inflação, aumento real no salário, valorização dos pisos salariais, jornada de 40 horas semanais, licença maternidade de 180 dias e seguro de vida


Foto: Raquel Camargo / SMABC

Em assembleia no início da noite desta quarta-feira (20) na Sede, os metalúrgicos do ABC aprovaram por unanimidade as reivindicações para a Campanha Salarial 2012.

Constam da pauta reposição integral da inflação, aumento real no salário, valorização dos pisos salariais, jornada de 40 horas semanais, licença maternidade de 180 dias (para G8, G10 e Estamparia) e seguro de vida.

Ao encaminhar a votação, o vice-presidente do Sindicato, Rafael Marques, pediu empenho de todos e afirmou que a Campanha é um bom momento para debater com a companheirada.

O dirigente lembrou que o combate a inflação no ano passado e a restrição ao crédito frearam a economia, mas que as montadoras da base já anunciaram investimentos futuros.

“Precisamos que os trabalhadores compreendam que o setor automotivo sofreu uma retração. Mas a indústria voltará a crescer”, disse. “Isso influencia positivamente as demais empresas da cadeia”, prosseguiu Rafael.

O vice-presidente destacou o Arranjo Produtivo Local (APL) de Ferramentaria, criado para estimular as autopeças no ABC, e o Plano Brasil Maior, como instrumentos importantes para esse crescimento.

A assembleia também aprovou a taxa negocial de 4% na data-base.

Companheiros nas montadoras vão participar da campanha
Apesar das montadoras terem fechado acordo por dois anos – 2011 e 2012 –, os trabalhadores nestas empresas vão participar da campanha e se solidarizar com a luta de toda a categoria por um bom acordo.

“Os companheiros nas fábricas de veículos e de caminhões já mostraram muita disposição para tomar parte das mobilizações e contribuir com a luta dos outros grupos”, disse Teonílio Monteiro da Costa, o Barba, diretor de Administração do Sindicato.

Segundo ele, a aprovação prévia do acordo pelas montadoras já com a garantia da reposição da inflação e do aumento real contribuiu positivamente para a Campanha Salarial.

“O acordo antecipado é uma referência econômica que ajuda muito nas negociações”, prosseguiu.

Outro dado positivo citado pelo dirigente foi o início da recuperação do setor automotivo, impulsionado pelas medidas de estímulo tomadas pelo governo.

“A isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados, o IPI, e a extensão nos prazos de financiamentos, entre outras medidas, começam a indicar um bom cenário para a aprovação das nossas reivindicações”, concluiu Barba. 

Da Redação