Aprovado aumento real do mínimo
Num esforço concentrado, a Câmara e o Senado votaram nos últimos dias o que não votaram nas últimas semanas. A principal matéria foi a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2005. Ela define as prioridades do governo federal e a novidade é que deu condições para o salário mínimo ter aumento real.
A LDO vinculou o reajuste do mínimo ao crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) por habitante mais a inflação. Com isto, o salário pode chegar a R$ 281,00 em 2005.
Aprovaram também o PPA (Plano Plurianual) 2004-2007, que prevê investimentos estratégicos de R$ 1,8 trilhão e que o governo continue arrecadando todo ano 4,5% a mais do que gasta até 2007.
Mesmo assim, na Câmara falta aprovar a polêmica lei de falências. No Senado, faltam votar o miolo da reforma do Judiciário, a lei de biossegurança, que regulamenta os transgênicos, e a parceria público privada (PPP).
A PPP é decisiva para atrair investimentos para energia, estradas, portos etc. Sem isso, a retomada do crescimento da economia, a cada dia mais evidente, pode acabar se frustrando nos próximos anos.
Apesar da campanha eleitoral ser importante para o futuro político dos parlamentares que saíram de férias, a aprovação desses projetos é importante para o futuro do País.