Aprovado na Krones acordo de PLR negociado pelo Sindicato

Valor será pago em duas parcelas: a primeira em junho deste ano e a segunda em março de 2026. Também foi aprovada a contribuição negocial

Foto: Igor Andrade

Em assembleia realizada na terça-feira, 10, os trabalhadores e trabalhadoras na Krones, em Diadema, aprovaram o acordo de PLR (Participação nos Lucros e Resultados) negociado entre os Metalúrgicos do ABC e a direção da fábrica. O valor será pago em duas parcelas: a primeira em junho deste ano e a segunda em março de 2026. Também foi aprovada a contribuição negocial, que fortalece a atuação sindical nas negociações e conquistas coletivas.

O coordenador de área, João Paulo Oliveira Santos, avaliou positivamente o processo. “As negociações foram difíceis porque era necessário rever metas que vinham sendo de difícil cumprimento. Conseguimos reduzir o número de metas e avançar no valor da PLR. Agora, é ampliar a organização no local de trabalho para melhorar ainda mais as condições em toda a fábrica”, explicou.

Segundo ele, a participação na assembleia foi significativa e a proposta foi aprovada por ampla maioria, demonstrando o reconhecimento ao esforço coletivo da negociação.

Data-base

João Paulo também reforçou que a Campanha Salarial 2025 segue em curso em toda a base dos sindicatos filiados à FEM-CUT/SP (Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT), incluindo os Metalúrgicos do ABC. A pauta de reivindicações foi entregue na última semana aos grupos patronais, marcando o início do processo formal de negociação.

A Federação representa cerca de 190 mil trabalhadoras e trabalhadores metalúrgicos no estado de São Paulo, incluindo os 52 mil da base do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Outros 21 mil estão nas montadoras, com negociações e acordos específicos.