Argentina anuncia redução de imposto de importação para veículos e peças

A partir da segunda-feira, 2, o imposto argentino PAIS, Para uma Argentina Solidária e Inclusiva, que incide sobre produtos importados, será reduzido de 17,5% para 7,5%, segundo anunciou o governo local. A alíquota foi elevada no fim do ano passado para ajudar a combater o déficit fiscal e agora reduzida para tentar conter a inflação, segundo portais de notícias locais.

Segundo o Motor 1 Argentina o imposto incide sobre veículos e peças importados com o dólar oficial, vendido pelo Banco Central – e que é o usado em operações comerciais com o Brasil. Ainda assim não há expectativa de redução de preços dos carros nas concessionárias, embora o custo produtivo possa cair pois as peças importadas ganharão um alívio na tributação.

“Com uma inflação que parece ter se estabilizado em 4% ao mês, o mais provável é que em setembro não tenha uma baixa grande nos preços, mas também não deverá haver grandes aumentos”, afirmou uma fonte da indústria ao Motor 1 Argentina.

“O mercado segue trabalhando com grandes descontos e não descarto que alguma empresa faça promoção mais agressiva para demonstrar seu apoio às medidas do governo. Ele está fazendo o que estamos pedindo há meses, redução de impostos.”

Da AutoData