Argentina recebe investimento da Stellantis para apoiar carros elétricos

Investimento em cobre para reforçar produção de carros elétricos dentro do compromisso de se tornar carbono neutra até 2038

A Stellantis anunciou nesta semana investimentos de US$ 155 milhões em um novo projeto na Argentina para apoiar o aumento na produção de carros elétricos, um dos pilares dentro de seu plano estratégico para se tornar neutra em carbono até 2038. Poucos dias após anunciar lucro recorde e aumento recorde de 41% nas vendas globais de carros elétricos em 2022, na comparação com o ano anterior, a Stellantis agora aponta para a mineração de cobre na Argentina.

De acordo com o comunicado oficial, o grupo automotivo está adquirindo participação acionária de 14,2% na McEwen Copper, subsidiária da mineradora canadense McEwen Mining, que possui os projetos Los Azules na Argentina, e Elder Creek em Nevada, nos Estados Unidos. Esse movimento tornará a Stellantis o segundo maior acionista da McEwen Copper’s, junto com a Rio Tinto, através de sua venture de tecnologia de lixiviação de cobre, Nuton.

Los Azules planeja produzir 100 mil toneladas anuais de cobre cátodo com 99,9% de pureza a partir de 2027 e as reservas podem assegurar a operação por pelo menos 33 anos. Estratégico para o futuro da mobilidade elétrica, uma vez que carros elétricos requerem muito mais cobre que os veículos convencionais, esta matéria-prima verá sua demanda triplicar nos próximos anos. O objetivo da Stellantis é suprir parte da demanda projetada a partir de 2027.

Com o plano estratégico Dare Forward 2030, a Stellantis prevê atingir 100% de participação de veículos elétricos (BEV) no mix de vendas de carros de passeio na Europa e de 50% no mix de vendas de carros de passeio e comerciais leves nos Estados Unidos até 2030. No Brasil, a participação dos chamados “veículos de baixas emissões” (LEV) será de aproximadamente 20% até o final da década, segundo a empresa.

Do InsideEVs