Arocs, caminhão futurista da Mercedes-Benz, começa a ser fabricado no Brasil

A fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo, já começou a montar as primeiras unidades do caminhão 8×4 Arocs. Criado para operações pesadas, como mineração, construção civil e grandes obras de infraestrutura, o modelo é inédito no Brasil, com peso bruto total de 58 toneladas e 750 novas peças desenvolvidas inteiramente em território nacional.

Para a versão tupiniquim do Arocs, a Mercedes-Benz utilizou o mesmo design da cabina produzida para o caminhão em Wörth, na Alemanha, e em Aksaray, na Turquia. Trata-se, portanto, de um produto global da marca, que passa a ser feito no Brasil. Os elementos internos são desenvolvidos de acordo com a demanda de clientes e motoristas.

A Mercedes-Benz também recorreu a uma mão de obra “automatizada” para acelerar a produção do primeiro caminhão Arocs no Brasil. Trata-se de um robô UR10e, desenvolvido pela empresa dinamarquesa Universal Robots, que auxilia na armação da cabina do veículo e no processo de soldagem.

A ideia é diminuir o tempo de aplicação da cola que serve como uma vedação antioxidante nas longarinas — peças importantes do caminhão. Esta parte da operação se dá na fábrica da Mercedes em Juiz de Fora (MG). O Arocs é o primeiro caminhão da montadora alemã a receber um processo automatizado de soldagem no país. A implantação contou com a ajuda da fábrica da Mercedes-Benz em Aksaray, na Turquia.

Do Olhar Digital