Arrecadação de IPI subiu em 2010 incentivada por veículos
A arrecadação do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) cresceu no ano passado. A participação dela no PIB (Produto Interno Bruto) passou de 0,95% em 2009 para 1,07% em 2010.
Os dados são do mestre em finanças públicas pela FGV (Fundação Getulio Vargas), Amir Khair, que projetou os ganhos do Governo pela metodologia adotada pela Receita Federal, considerada a oficial.
De acordo com o especialista, a arrecadação do IPI cresceu no ano passado “porque antes teve isenção em automóveis e, em 2009, a indústria teve um ano fraco”.
Outros tributos
O IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) também apresentou aumento da arrecadação sobre o PIB, de 0,60% para 0,72%.
Isso aconteceu, segundo Khair, porque “houve aumento da alíquota do IOF para tentar reduzir ganho dos capitais externos que vem aplicar aqui, com a Selic em alta”.
No sentido contrário, a arrecadação do Imposto de Renda se reduziu no período, passando de 6,11% para 5,76% do PIB entre 2009 e 2010.
“Se for decompor ele [IR] em termos daquilo que diz respeito a lucro e à massa salarial, o resultado do retido na fonte aumentou, mas o das empresas não, porque reflete o que aconteceu em 2009. Pessoa física inclusive aumentou a arrecadação”, disse Khair.
Do InfoMoney