Arte influencia o comportamento de gerações
Para muitos especialistas em educação, se houvesse uma disciplina para ser priorizada no currículo escolar, essa disciplina seria a Arte. Para eles, a arte tem uma dimensão que expressa não só a forma consciente como a inconsciente de o ser humano se conectar com os sentimentos e emoções através de sons, de imagens, de cores e das mais variadas formas como a dança, a música, o teatro, o cinema, a literatura, a arquitetura etc.

Além disso, por intermédio da arte podemos estudar história, filosofia, matemática, física, geografia, biologia, química, tecnologia, enfim, todas as áreas do conhecimento humano.
A arte também expressa o legado cultural e histórico de um grupo, de um povo, de uma época. A arte nos revela a história de diferentes civilizações em todos os lugares do mundo presentes nos museus, nas ruas, nas praças, até em lugares menos acessíveis como cavernas, montanhas etc.
A arte e a tecnologia estão sempre juntas e as linguagens artísticas revelam esse diálogo desde as pinturas rupestres que datam de 50 mil anos atrás até o uso da informática na produção artística nos dias de hoje. Uma das riquezas da produção artística é a convivência simultânea de tecnologias ancestrais com as tecnologias futuristas
Em determinados momentos, as manifestações artísticas adquirem caráter universal e influenciam o comportamento de gerações em todo o mundo, como aconteceu com o Rock’n’Roll surgido nos meados nos anos 1950, nos Estados Unidos. O Rock não só transformou a linguagem musical como ditou padrões de comportamentos e atitudes que foram muito além da sua revolucionária estética musical. Desde as roupas, o cabelo comprido, a linguagem falada e escrita, a forma de dançar e cantar, o comportamento dos artistas no palco e da juventude nos shows.
O Rock traduzia o anseio de uma juventude ávida por rupturas e quebras de paradigmas no comportamento social, nos valores morais, na participação política e nas formas de se produzir arte e cultura. O estilo roqueiro traduzia ume certa rebeldia e um tipo “transgressor” que desafiou os valores conservadores dominantes em vários contextos políticos por diferentes gerações em muitos lugares, inclusive no Brasil.
Comente este artigo. Envie um e-mail para formacao@smabc.org.br
Departamento de Formação