Arte para sentir e pegar

A Pinacoteca do Estado de São Paulo tem o programa Públicos Especiais, para atendimento de pessoas com deficiências física, sensorial e mental. O objetivo é incentivar e ampliar o acesso dessas pessoas ao patrimônio artístico e cultural brasileiro.

O programa tem visitas orientadas por educadores, previamente agendadas, para que a pessoa com deficiência explore e conheça 40 obras selecionadas do acervo. Elas são apresentadas por meio de recursos que exploram outros sentidos além do visual, tais como o tátil, olfativo e sonoro. Foram desenvolvidas reproduções com relevo em borracha e em resina e também jogos sensoriais, que auxiliam na compreensão de conceitos próprios das artes.

Segundo a coordenadora do programa, Amanda Tojal, foram selecionadas duas obras entre as mais conhecidas de cada galeria, resultando num grupo de 20 esculturas que em seu estado original poderão ser tocadas pelo público. “Outras 20 obras, que não podem ser tocadas, foram trabalhadas com relevos e são apresentadas aos visitantes juntamente com o original”, destacou. O programa prevê doação de catálogos com textos e imagens, impressos em tinta e em braile.

A Pinacoteca do Estado de São Paulo fica na Praça da Luz, nº 2, e funciona de terça a domingo, das 10h às 18h.

O agendamento de visitas monitoradas é feito de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, pelos telefones 3227-1655 e 3313-4396.