As gerações que construíram o Sindicato do Metalúrgicos do ABC
Comente este artigo. Envie um e-mail para formacao@smabc.org.br

Neste 12 de maio, os Metalúrgicos do ABC completaram 66 anos de fundação, como destacou a Tribuna Metalúrgica na edição de terça-feira, 13. Amanhã, sábado, 17, teremos mais um encontro de gerações na Sede do Sindicato. Esse encontro é um justo tributo às várias gerações de homens e mulheres que construíram uma das mais importantes páginas da história do sindicalismo brasileiro.
Nos seus primeiros anos de fundação até o golpe de 1964, os metalúrgicos tiveram atuação destacada pela luta conquista do 13º salário, por melhores condições de trabalho e aumento dos salários, no plano político, apoiavam as chamadas ‘Reformas de Base’ lançadas pelo presidente João Goulart com grande apoio do movimento sindical combativo daquela época.
Com o golpe militar em 1964, o Sindicato sofreu intervenção e as condições para a ação sindical ficaram muito mais difíceis. Apesar dessas dificuldades, um grupo de bravos militantes continuou o trabalho sindical de forma cuidadosa diante do clima de vigilância policial que se instaurou nas fábricas durante o regime militar. A cautela não impediu que vários militantes sindicais da categoria fossem vítimas de perseguições, prisões e torturas.
Essa ação sindical de resistência nos anos de chumbo da ditadura foi importante para acumular forças às greves de massa que eclodiram nos anos 1978, 1979 e 1980, mudaram os rumos de redemocratização e colocaram os trabalhadores no centro da luta em defesa da dignidade do trabalho, da democracia, da cidadania e da inclusão social, naquela conjuntura e nas décadas seguintes.
A organização sindical nos locais de trabalho, com as Comissões de Fábrica nos anos 1980 e 1990, e depois com os CSEs (Comitês Sindicais de Empresas), de 1999 em diante, produziu grandes lutas e conquistas, mantendo fábricas e empregos na região do ABC. As novas gerações de trabalhadores e trabalhadoras precisam conhecer esse legado de mais de seis décadas de lutas que fizeram do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC uma das grandes referências do sindicalismo brasileiro.
Departamento de Formação