As necessidades superam as dificuldades

Portador de deficiência visual desde o nascimento, Ariosto Anselmo, 42 anos, diz que suas necessidades de levar uma vida comum superam todas as dificuldades impostas pela deficiência. Com base nesse ensinamento, ele conseguiu formação superior em pedagogia, obteve seu primeiro emprego com carteira a

É difícil para um deficiente se relacionar com o mundo?
Vai muito da pessoa. Quanto mais desibinida ela for, mais fácil será. Quando mais fechado for o deficiente, mas difícil de se relacionar. As necessidades que todos nós temos de trabalhar, de estudar, namorar superam nossas dificuldades. Se você ficar no ponto de ônibus esperando auxílio, ficará lá o dia inteiro. Tem de se abrir, pedir ajuda. E veja que uso oito ônibus e mais o Metrô para ir e voltar do trabalho (ele mora na Zona Leste de São Paulo).

Você acha que o Estado e a sociedade tratam adequadamente os deficientes?
Não. Acredito que até por certa culpa nossa, já que as pessoas portadoras de deficiência são desunidas. Conseguiríamos muito mais com união. Essa desunião está na dificuldade de relacionamento e também porque o ser humano está se tornado cada vez mais individualista.

E as empresas, contratam?
Acho que as empresas deve-riam se abrir mais ao deficiente. Elas receiam contratar deficientes, talvez por temer o desempenho deles. Isso fecha o mercado de trabalho e acentua o preconceito. Em 12 anos como montador na Magneti sei que cumpro bem a minha função.

Como você conheceu sua namorada?
Por telefone, pelo tele-amizade. Deixei minha descrição numa caixa postal e ela me ligou. Conversamos, marcamos um encontro e logo depois começamos a namorar. Ela não colocou nenhum obstáculo em relação à minha deficiência, tenho boa relação com sua filhinha e vamos nos casar dia 20 de dezembro.

Você falou de desunião entre deficientes. O que você faz para mudar isso?
Sou fundador de uma associação de deficientes visuais e milito em outra. Sempre pratiquei muito esporte, principalmente futebol. Toco um pouco de cavaquinho e qualquer instrumento de percussão. Já fiz muito show de pagode por aí.