Assédio Moral
O assédio moral é uma das muitas causas do sofrimento psíquico no trabalho e pode levar ao adoecimento. Isso dependerá da intensidade da agressão, da persistência do problema e da capacidade individual de reação.
Chefes são maioria
Entre os agentes mais frequentes de assédio moral ao trabalhador estão as chefias diretas. São esses chefes, por iniciativa própria ou estimulados pela estrutura or-ganizacional da empresa, que mais usam de sua autoridade para humilhar, desprezar, constranger ou incentivar o constrangimento aos seus subordinados. Usam ainda do seu poder para manter camuflada essa situação.
Isolamento é a pior saída
Os trabalhadores vítimas de assédio buscam no isolamento a forma de evitar ou agravar a situação, mas essa é a pior reação pois tende a mascarar e esconder o problema.
Falar francamente com companheiros, com a família e com seus representantes no local de trabalho é fundamental para que todos tenham conhecimento do que está acontecendo.
Isso pode ajudar a inibir as ações dos covardes agressores.
Ação sindical é fundamental
É um direito já consolidado que as vítimas do assédio devam ser reparadas pelos danos morais sofridos.
No entanto, é através da denúncia, da identificação das situações e dos autores do assédio moral no trabalho que poderemos tornar possível uma ação sindical forte e efetiva no combate a esse tipo de agressão.
É com organização e luta nos locais de trabalho que iremos preservar a nossa dignidade.
Dessa forma estaremos evitando o sofrimento que deteriora a nossa saúde e a nossa vida.
Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente