Assédio no trabalho
Dando encaminhamento à decisão do último congresso da categoria, foi programada para o dia 15 de fevereiro, às 18 horas, uma atividade para discussão sobre o tema.
Para despertar o debate, um filme alemão de 2002 mostra de forma artística, mas com muita fidelidade, a experiência realizada na prisão de Stanford, Califórnia, EUA, em 1971.
Chefiada pelo professor e psicólogo Phillip Zimbardo, a experiência realizada sobre o comportamento humano nos trará uma visão surpreendente e muito relacionada ao nosso dia-a-dia.
A experiência
Para estudar o comportamento das pessoas no cumprimento dos papéis que elas assumem socialmente, foram recrutados alguns voluntários, alunos da Universidade de Stanford, que passaram a ganhar 15 dólares por dia para participar da experiência.
Após todos os testes de saúde e sanidade mental eles foram divididos em dois grupos, um com papel de prisioneiro e o outro de guarda da prisão.
Os guardas tinham por obrigação fazer os prisioneiros cumprirem o regulamento da prisão, mantendo a ordem e a disciplina.
Qualquer ato de violência determinaria eliminação dos envolvidos na experiência.
Resultado surpreendente
A experiência teve de ser interrompida após apenas seis dias para evitar riscos aos participantes.
Seus resultados, extremamente importantes, foram comprovados recentemente pelo comportamento de militares americanos nas prisões de Guantánamo, em Cuba, e Abu Graib, no Iraque, e também em milhares de situações cotidianas, onde pessoas comuns assumem papéis de comando ou poder diante de seus semelhantes.
Esse será o eixo do nosso debate.
Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente