Assembleia cria a Região Metropolitana de São Paulo

Capital, as sete cidades do ABCD e outros 31 municípios fazem parte da nova unidade administrativa

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou nesta terça-feira (24/05) o projeto de Lei Complementar que cria a Região Metropolitana de São Paulo, que conta com 39 municípios, inclusive a Capital e as sete cidades do ABCD. O projeto segue agora para a sanção do governador Geraldo Alckmin. A Região Metropolitana é uma figura administrativa criada em 1973, ainda no período da ditadura militar. O projeto aprovado reorganiza a unidade administrativa. A Região Metropolitana de São Paulo tem 20.309.647 habitantes e é a terceira maior área urbana do mundo.

“Questões como o Bilhete Único Metropolitano, o combate às enchentes, tratamento e destinação de resíduos sólidos, a expansão da rede de Metrô e CPTM, entre outras, terão a partir de hoje um novo encaminhamento e disponibilidade de recursos”, prometeue o secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido.

“Votamos pela aprovação do projeto. A criação da Região Metropolitana de São Paulo é um avanço em relação às regiões metropolitanas criadas anteriormente, como a da Baixada Santista e de Campinas”, disse o deputado Ênio Tatto, líder do PT na Assembleia. Com a instituição da Região Metropolitana, foram criados também o Conselho de Desenvolvimento e o Conselho Consultivo. Também foi autorizado ao governador Geraldo Alckmin a encaminhar novo projeto de lei criando o Fundo e a Agência de Desenvolvimento.

Sub-regiões – Entre as mudanças que foram incorporadas ao projeto está a divisão dos municípios da RMSP em cinco sub-regiões: Norte (Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha e Mairiporã; Leste (Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano); Sudeste (Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo e São Caetano); Sudoeste (Cotia, Embu das Artes, Embu Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista) e Oeste (Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba). A Capital integrará todas as sub-regiões.

Do ABCD Maior